Janelas transparentes no Ubuntu 9.04

Hoje tive que trabalhar de madrugada… Fazer o quê né ?!

Como neste horário as coisas por aqui são bem tranquilas, eu resolví trazer o meu note para fazer alguns ajustes finos no sistema: atualizei os pacotes, instalei alguns aplicativos e configurei o meu CZero Deleted Scenes no Wine.

Olhando as configurações do Compiz, notei que não tinha nenum efeito de transparência de janelas bacana. Então mãos à obra!

Procurando no Google, encontrei coisas interessantes, mas muitas voltadas para o Fluxbox, que consequentemente, não funcionaram corretamente no Gnome. Pesquisando, pastanto e testando, depois de algumas adaptações conseguí ter as minhas janelas com efeitos de transparência!

Veja o procedimento:

Instale os pacotes xcompmgr e transset:

$ sudo apt-get install xcompmgr transset

Descobri que o transset não necessita do xcompmgr, ele roda sobre o metacity (já vem instalado por padrão no ubuntu), e para ativá-lo (metacity) use Alt + F2 (ou no terminal) e execute o comando gconf-editor, vá em ‘apps’ > ‘metacity’ > e ative o ‘composite manager’.

Para testar o transset no terminal digite:

$ transset 0.8

Aparecerá uma cruz no lugar do cursor e daí é só clicar numa janela que ela se tornará transparente em 80%.
Mas colocar transparência nas janelas assim dá trabalho. Para facilitar um pouco esse processo indicaram o uso do ‘xbindkeys’, programa que faz atalhos pelo teclado. Para instalá-lo é fácil, no terminal digite:

$ sudo apt-get install xbindkeys

Agora crie o arquivo-texto para configurar os atalhos do xbindkeys. No terminal:

$ gedit ~/.xbindkeysrc

No arquivo em branco aberto digite:

"transset 0.83"
control + b:4
"transset 1"
control + b:5

Salve e feche. Para testar o xbindkeys mais o transset, no terminal digite:

$ xbindkeys

Depois testamos o transset segurando o Control e girando a roda do mouse, pra cima deixa a janela transparente, e pra baixo volta ao normal.

Por fim, para ‘fixar’ o uso deste atalho para o transset, temos que habilitar o xbindkeys para rodar no início da sessão, vá em Menu > Sistema > Preferências > Aplicativos de sessão > + Adicionar, na caixa ‘nome’ e ‘comando’ escreva xbindkeys.

Pronto, agora pode colocar transparência nas janelas e mostrar para todo mundo o seu linux bonitão!