Perdeu a tão desejada vaga, e agora?

Chega um momento na carreira de todos nós que por mais que estejamos satisfeitos com a posição que temos, o cargo que ocupamos e as atividades que desempenhamos, desejamos algo maior. Penso que não ná nenhum problema nisso, afinal, evoluir é preciso.

Você deseja expandir seus horizontes, fazer parte de uma grande empresa, um local onde possa crescer não apenas verticalmente, mas também de forma horizontal, ganhando novas responsabilidades, descobrindo novas aptidões. Deseja ter desafios e conquistas maiores, reconhecimento.

Então de repente você se vê bem próximo de conseguir isso. Participa de um longo processo seletivo, entrevistas online, entrevistas presenciais, algumas em português, outras em inglês. O tempo vai passando e a ansiedade só aumenta à medida que é convidado para uma nova entrevista, afinal, você fica com a impressão que está indo bem.

Passam-se alguns dias, você é informado que está no processo final. Nesse ponto, você passa a monitorar seu email 24 horas à espera de uma resposta. Até que um dia a resposta vem mas não é exatamente a resposta que você queria ler. E agora?

Já passei por isso algumas vezes e posso afirmar, é algo angustiante, difícil de aceitar e compreender.

Então o que fazer?

As atitudes são mais importantes que os fatos. Neste momento ficar chateado será normal, mas o que não pode acontecer é deixar isto te dominar.

Assuma o controle! Peça um feedback e tente identificar os pontos onde você não atendeu os requisitos necessários, isto vai te ajudar a traçar os pontos à melhorar. Tenha dedicação, vá até seu último limite e dê o melhor de sí mesmo para melhorar estes pontos. Mantenha seu foco nisso e não desista. A persistência é o menor caminho do êxito!