Com o grande crescimento da busca por qualidade total as empresas precisam de processos rápidos de armazenamento e consulta de dados e um plano de trabalho que interligue setores facilitando a comunicação. Isto pode ser obtido facilmente através do uso de uma rede local de computadores.

Alguns simples aspectos já podem dar uma noção de como uma rede facilita o dia-a dia de um ambiente corporativo, gerando mais eficiência e economia de tempo. Observe:

- Com uma rede simples qualquer empresa pode ter apenas uma impressora compartilhada com todas as máquinas da rede. Isto significa que para imprimir qualquer documento não será mais preciso colocá-lo em um disquete e incomodar o trabalho da pessoa que usa o micro onde está a impressora. Tudo isto pode ser feito através de alguns cliques, dispensando o disquete e sem atrapalhar o trabalho de ninguém;

- Os usuários das máquinas ligadas na rede podem trocar mensagens entre si de modo fácil e rápido. Assim podem ser marcadas reuniões, realizados pequenos acertos em projetos, enviados pedidos de um setor para outro… Facilitando a comunicação entre os funcionários;

- Compartilhamento de conexões com a Internet. Com apenas um micro conectado à Internet todas as máquinas da rede poderão acessar a Internet;

- A empresa pode instalar um servidor web na rede para criar e manter uma Intranet, ou seja, um grande centro de informações sobre a empresa que pode ser acessado através de qualquer computador que esteja conectado à rede local. Nesta Intranet a empresa pode armazenar diversas informações úteis, tais como: andamento de trabalhos, agenda de compromissos e telefones, informações sobre clientes, produtos ou serviços… E todas estas informações podem ser acessadas através do browser (navegador) com uma interface muito semelhante a da Internet. Estes são apenas alguns exemplos simples da flexibilidade que uma rede pode levar ao ambiente de trabalho.

Monto redes locais usando produtos de qualidade, como por exemplo: canaletas Pial-Legrand, cabos de rede Furukawa, conectores RJ45 AMP, placas e equipamentos de rede 3Com, D-Link e Encore. Toda a qualidade representada por estas marcas se une a um conjunto de normas internacionais de cabeamento estruturado que aplico em cada um de meus projetos, veja:

- Cabeamento dentro dos padrões internacionais segundo a norma técnica EIA/TIA 568A;
- Atenção total com relação ao acabamento do serviço;
- Uso de materiais e equipamentos especializados, tais como: cabos UTP e STP (blindado) - categoria 5e e placas de rede e equipamentos que se enquadram no padrão 10/100. Com isto ganha-se qualidade e velocidade no tráfego dos dados através da rede local.

Fique por dentro:

Rede local :
Sistema composto por cabos e equipamentos diversos que serve para interligar e permitir a comunicação entre os micros que estão em um mesmo ambiente ou em ambientes próximos.

Compartilhar a conexão de Internet:
Significa dividir uma única conexão com a Internet, em geral do tipo banda larga, entre os computadores de uma rede local.

Cabo UTP
Cabo de rede, composto por 4 pares de fios de cobre, usado para o cabeamento de uma rede local. Esta versão do cabo é recomendada para a maioria dos ambientes.

Cabo STP (Blindado)
O mesmo cabo UTP só que com uma manta de isolamento, usado para o cabeamento de uma rede local em áreas que possuem muita carga elétrica, como fábricas por exemplo. O fato do cabo ser protegido por uma manta de isolamento (blindado) evita que os dados que trafegam por ele sejam afetados pelo campo elétrico ao seu redor.