Hoje tive que trabalhar de madrugada… Fazer o quê né ?!
Como neste horário as coisas por aqui são bem tranquilas, eu resolví trazer o meu note para fazer alguns ajustes finos no sistema: atualizei os pacotes, instalei alguns aplicativos e configurei o meu CZero Deleted Scenes no Wine.
Olhando as configurações do Compiz, notei que não tinha nenum efeito de transparência de janelas bacana. Então mãos à obra!
Procurando no Google, encontrei coisas interessantes, mas muitas voltadas para o Fluxbox, que consequentemente, não funcionaram corretamente no Gnome. Pesquisando, pastanto e testando, depois de algumas adaptações conseguí ter as minhas janelas com efeitos de transparência!
Veja o procedimento:
Instale os pacotes xcompmgr e transset:
Descobri que o transset não necessita do xcompmgr, ele roda sobre o metacity (já vem instalado por padrão no ubuntu), e para ativá-lo (metacity) use Alt + F2 (ou no terminal) e execute o comando gconf-editor, vá em ‘apps’ > ‘metacity’ > e ative o ‘composite manager’.
Para testar o transset no terminal digite:
Aparecerá uma cruz no lugar do cursor e daí é só clicar numa janela que ela se tornará transparente em 80%.
Mas colocar transparência nas janelas assim dá trabalho. Para facilitar um pouco esse processo indicaram o uso do ‘xbindkeys’, programa que faz atalhos pelo teclado. Para instalá-lo é fácil, no terminal digite:
Agora crie o arquivo-texto para configurar os atalhos do xbindkeys. No terminal:
No arquivo em branco aberto digite:
control + b:4
control + b:5
Salve e feche. Para testar o xbindkeys mais o transset, no terminal digite:
Depois testamos o transset segurando o Control e girando a roda do mouse, pra cima deixa a janela transparente, e pra baixo volta ao normal.
Por fim, para ‘fixar’ o uso deste atalho para o transset, temos que habilitar o xbindkeys para rodar no início da sessão, vá em Menu > Sistema > Preferências > Aplicativos de sessão > + Adicionar, na caixa ‘nome’ e ‘comando’ escreva xbindkeys.
Pronto, agora pode colocar transparência nas janelas e mostrar para todo mundo o seu linux bonitão!